APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
1) Enviar das informações da apresentação para o e-mail ppgecnm.ufrn@gmail.com:
DADOS PARA A DIVULGAÇÃO:
Nome do discente
Título do projeto
Data e horário
Local ou link da sala de videoconferência (a apresentação pode ser presencial ou remota, por decisão do orientador(a))
Nome do Orientador
Nome de dois examinadores com vínculo institucional (os examinadores podem ser internos ou externos à UFRN, desde que possuam título de doutorado)
banner na proporção de 1:1 (se houver)
2) Após a apresentação, o discente ou o orientador, deverá informar da aprovação/reprovação através do link: https://forms.gle/m2om2q5x14cxdTUk6
O Projeto de Pesquisa faz parte dos critérios de aprovação na disciplina Seminário de Orientação I.
Para apresentação do Projeto de Pesquisa, o sigaa não emite declaração, então serão confeccionadas manualmente e precisam ser solicitadas por e-mail.
EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE DISSERTAÇÃO
PASSO 1 - Definir o formato:
REMOTO 1 - Transmissão pelo canal de Youtube do PPGECNM: sujeito a disponibilidade da secretaria do programa;
REMOTO 2 - Plataforma de videoconferência (Google Meet, ZOOM, RNP, entre outras). Nesta opção, o orientador ou discente ficará responsável em criar o link da videoconferência na plataforma que desejar.
PRESENCIAL: O discente fica responsável em solicitar o agendamento da sala 51 junto a secretaria do PPGECNM. Não havendo disponibilidade de agenda, ficará responsável em reservar outro espaço da UFRN.
PASSO 2 - O orientador deverá cadastrar a banca no SIGAA (página docente > ENSINO > ORIENTAÇÕES PÓS-GRADUAÇÃO > BANCAS > SOLICITAR CADASTRO em até 20 dias anteriores a banca).
A BANCA DE QUALIFICAÇÃO DEVERÁ SER FORMADA POR NO MÍNIMO: 1 Presidente (Orientador) e 2 Examinadores (que podem ser internos ou externos à UFRN).
A BANCA DE DEFESA DEVERÁ SER FORMADA POR NO MÍNIMO: 1 Presidente (Orientador) e 2 Examinadores (obrigatório que 1 seja externo à UFRN, podendo ser 2 externos ou 1 externo com 1 interno à UFRN).
Após o cadastro da banca, a coordenação do curso validará o pedido em até 2 dias úteis.
A ata e declarações de participação dos membros da banca examinadora serão encaminhadas por e-mail a(o) presidente no dia da realização da banca.
Os examinadores externos à UFRN deverão realizar cadastro no sipac, para fins da coleta da assinatura eletrônica da ata, através do seguinte procedimento:
1. Acessar www.sipac.ufrn.br;
2. Entrar em ASSINATES EXTERNOS, no menu que fica ao lado esquerdo da tela;
3. Clique em cadastrar e informe seus dados. Observar que no campo onde se pede a “Área relacionada” colocar “Pós-Graduação”.
4. Aguardar receber e-mail com a validação do cadastro. Caso a resposta for negada, um novo cadastro deve ser iniciado do zero, pois o login e senha criado no cadastro que foi negado será automaticamente excluído.
Qualquer dúvida entrar em contato com a secretaria através do e-mail ppgecnm.ufrn@gmail.com ou telefone/whatsapp (84) 99193-6406.