Banca de DEFESA: MAURICIO FACANHA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO FACANHA PINHEIRO
DATA: 14/08/2012
HORA: 14:30
LOCAL: Anfiteatro A
TÍTULO:

O ensino por problemas nos livros de Química: Uma análise do conteúdo Estrutura Atômica.


PALAVRAS-CHAVES:

História e Filosofia da Ciência, Materialismo Histórico-Dialético, Educação Química


PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

O Ensino por Problemas tem sido investigado na Didática das Ciências Naturais como um meio importante de desenvolver a aprendizagem de conhecimentos científicos e formar competências básicas. Diante da importância dos livros didáticos para o ensino de Ciência, com o intuito de verificar a abordagem do ensino usando problemas nos livros de Química, procedeu-se uma pesquisa baseada no método de Análise de Conteúdo nas obras aprovadas no PNLD 2012. Foi analisado o conteúdo Estrutura Atômica, tendo como referencial teórico a perspectiva do Ensino Problêmico. Fundamentada no materialismo histórico dialético, a principal categoria apriorística de análise foi Métodos Problêmicos. Metodologicamente a pesquisa apresentou caráter qualitativo. Os resultados da análise de conteúdo corroboraram as hipóteses iniciais relacionadas ao enfoque na explicação por problemas, cujas inferências permitiram elaborar uma Unidade Didática baseada nos métodos problêmicos, para o ensino dos modelos atômicos baseado na exposição problêmica, na conversa heurística e na busca parcial, como forma de aproximar os estudantes à natureza das ciências naturais e contribuir com o desenvolvimento de atitudes positivas na aprendizagem de Química.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Interno - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS DE FARIA OLIVEIRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 03/07/2012 15:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao