HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO
História da Matemática; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Ensino de Função; Investigação Matemática
Este texto descreve uma pesquisa em que se apresentam concepções norteadoras do uso da História da Matemática (HM) no ensino de Função, recorrendo a elementos da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e da Investigação Matemática (IM) na sala de aula, compondo uma dissertação de Mestrado Profissional que tem como objetivo propor um Caderno de Atividades pautado na articulação entre HM e TIC via IM que contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Função. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com duas fases: a primeira sendo teórica e feita por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e a segunda, com natureza mais prática, caracterizando-se pela perspectiva da pesquisa ação. Como resultado foi delineado um panorama histórico do conceito de Função - com base na perspectiva de Youschkevitch (1976) - cujo conteúdo foi referência para o desenvolvimento do Produto Educacional, composto por um Caderno de Atividades, aplicado a alunos da Educação Básica, abordando o conceito de Função desenvolvido ao longo da história, usando como apoio o software Geogebra e à luz da IM.