ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM (RE) AGRUPAMENTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VIA USO DO ÁBACO MANIPULATIVO E TECNOLÓGICO
Adição. Subtração. Formação Continuada. Ábaco manipulativo e informático.
A presente dissertação visa mobilizar os conhecimentos dos professores de Matemática do Ensino Fundamental, acerca das operações de adição e subtração com (re) agrupamento por meio do uso do ábaco manipulativo e/ou informático. Assim, a pesquisa pretende responder a seguinte questão: De que maneira, o ábaco manipulativo e informático como ferramenta de ensino, pode mobilizar noções das operações de adição e subtração com (re) agrupamento? Para isso, baseamo-nos na Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau (1996) que afirma ser necessário traçar um caminho de acordo com as situações de ensino que conduza a aprendizagem dos estudantes e, no trabalho de Pierre Lévy (1993), no qual os polos da comunicação: oral, escrito e virtual, possibilitam as três maneiras de comunicação pelas quais ocorre a aprendizagem. A metodologia do trabalho apoiou-se na Pesquisa-ação Estratégica de Franco (2005). A sequência didática foi elaborada de acordo com a TSD e, o ábaco manipulativo e informático foi usado como ferramenta didática. Com a aplicação da sequência didática foi verificado que a formação continuada de professores do Ensino Fundamental, nas séries/anos iniciais a respeito das operações de adição e subtração com (re) agrupamento é pertinente, visto que foram observadas algumas dificuldades dos professores sobre esse conteúdo matemático. Além disso, a análise da sequência didática permitiu perceber que as professoras tinham dificuldade: na representação numérica com a ordem zero, na resolução das operações de adição e subtração utilizando o ábaco manipulativo e/ou informático e na realização do (re) agrupamento na subtração com significado. Tais observações foram discutidas com as professoras, após a discussão, foram realizados encaminhamentos didático-metodológicos das operações de adição e subtração com (re) agrupamento que contribuem com o processo de ensino e aprendizagem.