Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEVERINO CARLOS GOMES
DATA: 18/08/2010
HORA: 09:00
LOCAL: Setor III, Sala H5
TÍTULO:
Uma proposta de ensino de trigonometria numa abordagem histórica.
PALAVRAS-CHAVES:
Trigonometria; Atividades; Ensino; História da Matemática.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:
O propósito deste texto é apresentar uma sequência de atividades de ensino de trigonometria para professores de matemática do ensino médio. O papel da geometria grega na descrição da esfera celeste serve de motivação para a estruturação dessa sequência enfocando o surgimento e a consolidação da trigonometria como campo científico. As atividades focam a reconstrução dos caminhos iniciais percorridos por Ptolomeu na construção de sua tabela de cordas e a transição destas para conhecimentos trigonométricos atuais. Utilizamos o processo de reconstrução da trigonometria através de fatos históricos por acreditar que a história da matemática fornece ao aprendiz ferramentas próprias decorrentes do árduo caminho percorrido pelos matemáticos ao longo dos tempos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA - UNESP
Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES