Estrelas – O Universo Além do Sistema Solar: Uma Proposta de Inserção de Astronomia na Educação Básica a partir da Formação Inicial de Professores
Astronomia, Estrelas, Formação de Professores
Embora se utilize de elementos que caracterizam uma abordagem quantitativa, o presente esforço constitui uma pesquisa aplicada qualitativa, cujo objetivo é promover a difusão dos conhecimentos astronômicos na Educação Básica, principalmente no que diz respeito às Estrelas, através dos licenciandos do curso de licenciatura em Física do IFRN, campus Caicó, futuros professores, atualmente em formação inicial. Para se alcançar este objetivo, elaboramos um conjunto de sequências de ensino que formarão o produto educacional exigido pelo Programa. Os conteúdos contemplados nestas sequências foram cuidadosamente selecionados após uma sondagem de campo realizada pela aplicação de um questionário previamente construído a um grupo de 51 alunos devidamente matriculados no curso de licenciatura em Física do referido campus. Para organização e análise dos dados coletados durante a sondagem, utilizamos o Método de Análise de Conteúdo e agrupamos as respostas em categorias cujos resultados são apresentados em tabelas e literalmente interpretados. Quanto aos métodos ou procedimentos adotados, esta pesquisa assume um caráter de pesquisa-ação, cujo objetivo é gerar conhecimentos para fins práticos, dirigidos à solução de uma problemática específica. Desta forma, movidos pela necessidade de contribuir para melhoria do Ensino de Astronomia na região de Caicó, RN, pretendemos realizar uma ação concreta. As sequências de ensino, seguindo estratégias básicas de elaboração que são comuns na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências (contemplando os momentos pedagógicos imprescindíveis), serão implementadas em sala de aula na forma de um curso de extensão nesse mesmo campus do IFRN a um conjunto desses alunos do grupo originalmente sondado, que venham a se inscrever previamente. A aplicação das sequências na forma desse curso de extensão será avaliada e as mesmas serão aprimoradas no que se mostrar necessário, antes de compor a versão final do produto educacional pretendido. Na dissertação de mestrado profissional que se seguirá como culminância deste trabalho constará uma análise e discussão sobre a estrutura, elaboração e aplicação das sequências de ensino utilizadas.