O ensino por problemas nos livros de Química: Uma análise do conteúdo Estrutura Atômica.
Ensino Problêmico, Livros Didáticos, Modelos Atômicos.
O Ensino por Problemas tem sido investigado na Didática das Ciências Naturais como um meio importante de desenvolver a aprendizagem de conhecimentos científicos e formar competências básicas. Diante da importância dos livros didáticos para o ensino de Ciência, com o intuito de verificar a abordagem do ensino usando problemas nos livros de Química, procedeu-se uma pesquisa baseada no método de Análise de Conteúdo nas obras aprovadas no PNLD 2012. Foi analisado o conteúdo Estrutura Atômica, tendo como referencial teórico a perspectiva do Ensino Problêmico. Fundamentada no materialismo histórico dialético, a principal categoria apriorística de análise foi Métodos Problêmicos. Metodologicamente a pesquisa apresentou caráter qualitativo. Os resultados da análise de conteúdo corroboraram as hipóteses iniciais relacionadas ao enfoque na explicação por problemas, cujas inferências permitiram elaborar uma Unidade Didática baseada nos métodos problêmicos, para o ensino dos modelos atômicos baseado na exposição problêmica, na conversa heurística e na busca parcial, como forma de aproximar os estudantes à natureza das ciências naturais e contribuir com o desenvolvimento de atitudes positivas na aprendizagem de Química.