O PROBLEMA DO XADREZ NA OBRA DE AL-BIRUNI: UMA PROPOSTA DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
História da matemática islâmica medieval. O problema do xadrez. Aliança entre HM e TD via OA. Al-Biruni. Objetos de Aprendizagem.
Compreendemos que a matemática esteve e está sendo produzida em diferentes regiões do planeta. A exemplo disso, destacamos contribuições de estudiosos islâmicos do período medieval, entre eles, temos Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni (973 – 1048) que desenvolveu, mesmo vivendo em um contexto de instbilidade política em razão da ascenção da religião islã, uma vasta quantidade de escritos em diversos campos do conhecimento que hoje, século XXI, conhecemos por matemática, física, geografia e outros. Um exemplar da contribuição de al-Biruni está na obra A Cronologia das Nações Antigas (elaborada no ano 1000). Assim, um fragmento, denominado The Chess Problem (O Problema do Xadrez), desses escritos passa a ser objeto de nossa pesquisa dissertativa. Assim, nosso estudo tem como objetivo produzir um objeto de aprendizagem sobre a solução do problema do xadrez por al-Biruni, na perspectiva da aliança entre história da matemática, tecnologias digitais via Objetos de Aprendizagem. Para cumprir nosso objetivo, aderimos a uma metodologia qualitativa com fase teórica e prática. Para tanto, adotamos os procedimentos bibliográfico e documental, sendo iniciada com um levantamento bibliográfico de fontes sobre al-Biruni, sua produção e seu contexto, a respeito da história da matemática islâmica medieval, bem como, sobre aliança entre história da matemática e tecnologia digitais, particularmente, Objetos de Aprendizagem. Após a fase bibliográfica, iniciamos a pesquisa documental com o estudo do conteúdo do texto A Cronologia das Nações Antigas, de al-Biruni, com foco no fragmento O Problema do Xadrez para elaboração de um produto educacional do tipo objeto de aprendizagem, utilizando recursos disponíveis na web que podem ser utilizados em situação de ensino, por meio da aliança entre as tendências em educação matemática história da matemática e tecnologias digitais via objetos de aprendizagem. Para a parte prática utilizamos pesquisa experimental para aplicação e avaliação do produto educacional em uma turma de estudantes de graduação em licenciatura em matemática.