Os efeitos da radiação ultravioleta na saúde humana: propósitos para uma educação CTS
radiação ultravioleta; fotoproteção; sequência didática; CTS
Por diversas razões o Sol é de extrema importância para a manutenção da vida na Terra, no entanto, o excesso de exposição à radiação emitida por ele pode provocar problemas à saúde humana. É evidente a necessidade de um cuidado maior com a pele e os olhos por meio de equipamentos de fotoproteção, mas, é muito comum notarmos que tais cuidados não são tomados de maneira adequada. Um maior entendimento sobre os benefícios e os malefícios da radiação solar à nossa saúde e os fatores que dificultam a utilização dos produtos de proteção, se tornam problemáticas importantes de serem estudadas. Nessa perspectiva, a presente pesquisa busca investigar a contribuição de uma sequência didática que tematiza os principais efeitos gerados pela radiação ultravioleta à saúde humana e as medidas de fotoproteção para uma educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Entendendo a perspectiva CTS como privilegiada para a abordagem da temática, propomos uma sequência didática, organizada a partir dos 3 Momentos Pedagógicos, sobre os efeitos da radiação ultravioleta na vida humana e a importância das medidas de fotoproteção. Para a construção dos dados de pesquisa de caráter qualitativo, as técnicas utilizadas serão: observação participante com elaboração de diário de campo por parte do pesquisador; questionários aplicados, antes e depois do desenvolvimento da sequência de ensino, e; as produções dos alunos realizadas durante as atividades propostas. Os dados serão analisados a partir dos parâmetros e propósitos da Educação CTS (STRIEDER; KAWAMURA, 2017). Espera-se que essa proposta didática consiga contribuir para a construção do pensamento crítico, de um posicionamento diante à sociedade, de uma atuação na solução de problemas e na tomada de decisões embasadas no conhecimento científico.