O ENSINO DA APRENDIZAGEM MOTORA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE FISIOTERAPIA DO BRASIL
Aprendizagem; Ensino; Universidades
Introdução: A aprendizagem motora pode ser descrita como um conjunto de processos associados à prática ou a experiência que levam a mudanças relativamente permanentes na capacidade de execução de uma habilidade. Apesar do reconhecimento disseminado de que a pesquisa sobre aprendizagem motora é altamente significativa para a reabilitação fisioterapêutica, os estudos mostram que existem lacunas entre o conhecimento teórico e sua implementação na prática clínica. Até o momento, não foram realizadas pesquisas que analisaram o conteúdo curricular referente a AM nos programas de graduação de fisioterapia do Brasil. Portanto, não se sabe como o conteúdo é ofertado, se é oferecido em componentes específicos ou se é contemplado em outros componentes, e ainda se está relacionado à prática clínica. Objetivo: analisar se o Ensino da Aprendizagem Motora está contemplado nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Fisioterapia no Brasil. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo e inferencial com abordagens quantitativa e qualitativa. A pesquisa será realizada nas instituições de ensino superior do Brasil, que ofertam o curso de graduação em fisioterapia e que apresentem conceito preliminar de curso maior ou igual a 4. Será realizada uma análise da formação profissional em aprendizagem motora sob a ótica dos docentes. Isso será feito por meio da aplicação de questionários e condução de entrevistas semiestruturadas. Para a coleta de dados será realizada a análise de conteúdo dos projetos pedagógicos dos cursos, assim como serão utilizados questionário on-line e entrevista semi-estruturada. Os dados qualitativos serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Já os dados qualitativos Será realizada a estatística descritiva dos dados e para avaliar a normalidade das variáveis será utilizado o teste de Shapiro-Wilks, identificando variáveis simétricas e assimétricas. Ademais, para a análise dos estudos de correlação entre as variáveis educacionais, sociodemográficas e de atuação profissional será empregado testes de correlação.