Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CERES (18.00.24)
Código: GEC0026
Nome: PEDOGEOMORFOLOGIA
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Relações entre o solo e o relevo. Sistemas solo-paisagem. Os conceitos de topossequência e catena. Unidades morfopedológicas. Análise estrutural da cobertura pedológica. Paleoambientes e mudanças climáticas. Dinâmica de vertentes. Processos físico-químicos e biológicos. Indicadores químicos, mineralógicos e micromorfológicos. Microrrelevos. Linhas de pedras. Lateritas.
Referências: BIGARELLA, J.J.; MOUSINHO, M.R.; DA SILVA, J.X. Considerações a respeito da evolução das vertentes. Boletim Paranaense de Geografia 16/17, 1965, pp. 85-116. CASTRO, S.S.; SALOMÃO, F.X.T. Compartimentação morfopedológica e sua aplicação: considerações metodológicas. GEOUSP, 7:27-37, 2000. ESPINDOLA, C.R. A Pedologia e a evolução das paisagens. Revista do Instituto Geológico, 31 (1/2), 2010, pp. 67-92. ESPINDOLA, C.R. Retrospectiva crítica sobre a Pedologia. Campinas: Ed. Unicamp. 2008, 400 p. KER, J.C., CURI, N.; SCHAEFER, C.E.R.; TORRADO, P.V. Pedologia: fundamentos. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2012, 343 p. LEPSCH, I. F. 19 lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de Textos. 2011, 456p. QUEIROZ NETO, J.P. Geomorfologia e Pedologia. Revista Brasileira de Geomorfologia, 1, 2000, pp. 59-67. QUEIROZ NETO, J.P. Análise estrutural da cobertura pedológica: uma experiência de ensino e pesquisa. Revista do Departamento de Geografia, 15, 2002, pp. 77–90. RESENDE, M. E OUTROS. Pedologia: base para distinção de ambientes. NEPUT. Viçosa. 2002, 338 p. TORRADO, P.V.; LEPSCH, I.; CASTRO, S.S. Conceitos e aplicações das relações Pedologia-Geomorfologia em regiões tropicais úmidas. In.: TORRADO, P.V.; ALLEONI, L.R.F.; COOPER, M.; SILVA, A.P da; CARDOSO, E.J. Tópicos em Ciência do Solo IV. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2005, pp. 145-192.

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