Ementa/Descrição: |
Busca discutir os referenciais metodológicos numa perspectiva histórica-crítica dos processos de ensino-aprendizagem. Discute as estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, bem como metodologias ativas, processo de avaliação e planejamento de ensino-aprendizagem. Contextualiza o curso de iniciação à docência no âmbito do ensino superior, discutindo as diretrizes curriculares do ensino superior e a regulamentação da docência assistida. Somando-se a discussão de aspectos didáticos e éticos que devem nortear a função docente em disciplinas ou áreas de conhecimento na qual o estudante de pós-graduação atuará na docência assistida. Prepara o discente, segundo o Programa da Assistência à Docência na Graduação (PADG) para elaboração do Plano de aula, plano de atuação e relatório final do estágio à docência e suas respectivas submissões no SIGAA. |
Referências: |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51ªed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.
NOGUEIRA, Makeliny O. G. LEAL, Daniela. Teorias de aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 2 ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.
HANSEN, K. K.; DAHMS, M. L.; OTREL-CASS, K. & GUERRA, A. Problem Based Learning and Sustainability Practice and Potential - An inventory carried out at the Faculty of Engineering and Science, Aalborg University, Denmark. Faculty of Engineering and Science, Aalborg University, 2014.
Farias PAM, Martin ALAR, Cristo CS. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Rev Bras Educ Méd [Internet]. 2015 Jan/Mar; 39(1):143-50.
Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensinoaprendizagem. Interface (Botucatu) [Internet]. 2017 Apr/Jun; 21(61):421-34.
Conterno SFR, Lopes RE. Pressupostos pedagógicos das atuais propostas de formação superior em saúde no Brasil: origens históricas e fundamentos teóricos. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2016 Aug/Nov; 21(3):993-1016. |