Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: CCET - DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL (12.03)
Código: FIS1211
Nome: ASTRONOMIA E ENSINO I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos: ( FIS1200 ) E ( MAT0019 )
Co-Requisitos:
Equivalências: ( FIS0735 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O ensino de Astronomia fundamental nas orientações oficiais para o currículo na educação básica e nas pesquisas em ensino. Concepções e representações alternativas e dificuldades na aprendizagem de conteúdos de Astronomia fundamental: forma da terra, fases da lua, estações do ano, marés, gravitação, diferenças entre entre estruturas do universo, estrelas. As perspectivas topocêntricas, geocêntrica e heliocêtrica na representação dos fenômenos astronômicos. Acompanhamento dos movimentos do sol, da lua e dos planetas a olho nu. Coordenadas geográficas e fusos horários. Coordenadas celestes horizontais e equatoriais. O estudo e a relação com fenômenos astronômicos cotidianos em diferentes culturas - em particular em culturas indígenas e afro-brasileiras, e na ciência ocidental: constelações, mudança no céu ao longo do dia e da noite, calendários, fases da lua, eclipses, estações do ano, relações entre céu, ambiente e práticas sociais. A física aristotélica e o desenvolvimento da física clássica na relação com a controvérsia entre geocentismo e heliocentrismo, com ênfase nas contribuições de Copérnico, Tycho Brahe, Kepler e Galileu. Leis de Kepler e a gravitação universal de Newton. Marés e suas implicações em fenômenos terrestres e astronômicos. Organização, dinâmica e composição dos corpos do sistema solar e sua origem. Descrição geral da evolução do sol e demais estrelas. A visão atual da organização do universo. O uso de recursos específicos no ensino aprendizagem dos conteúdos da disciplina: o globo terrestre, cartas celestes e planisférios, registros da posição do sol com o gnomon, relógios solares e modelos didáticos, exploração de simuladores do céu, observações do céu a olho nu e ao telescópio, representações em escala dos tamanhos, distâncias e outras grandezas envolvendo astros e sistemas astronômicos. Os recursos didáticos desenvolvidos nesse componente curricular devem estar em relação intríseca com as atividades previstas para as práticas extensionistas.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
FIS0735 - ASTRONOMIA BASICA
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( FIS1200 ) E ( MAT0019 ) ATIVO 30/06/2019
( FIS1200 ) E ( MAT0019 ) DESCONSIDERADO 30/06/2019 07/12/2019
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( FIS0735 ) ATIVO 30/06/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
04 2020.1 FÍSICA - NATAL - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 2 Sim

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