Ementa/Descrição: |
Unidade 1
O que é História da Ciência?
problematização da visão comum sobre História da Ciência.
A "Nova História' da Ciência.Fundamentação historiográfica.
Historiografia atual x características historiográficas do passado (anacronismo, História pedigree, História Whig, "hagiografia, etc. Internalismo e externalismo.
Relações entre historiografia e visões sobre a ciência. Implicações didáticas.Fontes secundárias. Fontes primárias, biografias (visões atualizadas x biografias dos grandes homens).Implicações didáticas.
Unidade 2
História da ciência no ensino
Argumentos acadêmicos (História da ciencia para quê, por quê, que tipo).
Os debates sobre a ciência no ensino.
A história da ciência na legislação educacional (História da ciencia para quê, por quê, que tipo).
Visão crítica sobre episódios históricos em livros didáticos.
Transposição didática da história da ciência (fundamentos teóricos).
Unidade 3
Discussão de episódios da História da Física e perspectiva internalista (conceitual) e externalista (explorando dimensões sociais, econômica e políticas). |