Ementa/Descrição: |
O indutivismo e o pensamento de Francis Bacon. A perspectiva empirista.Origens históricas.Considerações metodológica antecedentes: status do conhecimento, razão, observação (Aristóteles,Platão, atomistas e eleatas).
A "visão comum" sobre a ciência, o método científico e a demarcação entre ciência e não-ciência. O empirismo-indutivismo.
Problematização da" visão comum"sobre ciência. O "método científico"e suas limitações. Uma leitura empirista da História.
David Hume e a crítica à indução. O refutacionismo de Karl Popper. A demarcação entre ciência e não-ciência, segundo Popper.
Uma leitura refutacionista da História.
Unidade 2
O pensamento de Gaston Bachelard. Rupturas e progresso. As noções de obstáculo e perfil epistemológico.
O pensamento de Thomas Kuhn.As noções de ciêcia normal, paradigam, ruptura e revolução científica. A demarcação entre ciêcia e não-ciência,segundo Kuhn.
Uma leitura Kuhniana da História. O pensamento de Imre Lakatos.Racionalidade, continuidade e programas de pesquisa.Paul Feyerabend e o "anarquismo epistemológico".O pluralismo etodológico e as críticas ao caráter "dogmático" da ciência.
Uma leitura Feyerabendiana da História.
Unidade 3
Diferentes visões sobre a ciência.A percepção de diferentes formas de conhecimento.A diversidade e o pluralismo epistêmico e metodológico. Estímulo à reflexão sobre as práticas docentes. Hipóteses, Leis, teorias, opapel do experimento (segundo as perspectivas filosóficas estudadas nas unidades)
A filosofia da ciência como fundamentação para o ensino de Física, funadamentação nas críticas ao empirismo-indutivo.
Problematização da visão de experimento crucial. |