Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CERES (18.00.23)
Código: MHIST0001
Nome: TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Concepções teórico-metodológicas da História articuladas às diferentes perspectivas de produção do conhecimento histórico. A relação história, memória e narrativa. A historicidade do tempo e do espaço. Os paradigmas historiográficos e suas crises. A produção historiográfica contemporânea e o diálogo com outros saberes.
Referências: CATROGA, Fernando. Os Passos do Homem Como Restolho do Tempo: memória e fim do fim da história. Coimbra: Almedina, 2009. CERTEAU, Michel de. A escrita da História. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011. CHARTIER, Roger. À Beira da Falésia: a História entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universitária/UFRGS, 2002. FABIAN, Johannes. O Tempo e o Outro: como a antropologia estabelece seu objeto. Petrópolis: Vozes, 2013. FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000. GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos modernos. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2006. MARTINS, Rui Cunha. O Método da Fronteira: radiografia histórica de um dispositivo contemporâneo (matrizes ibéricas e americanas). Coimbra: Almedina, 2008. RICOEUR, Paul. A Memória, A História e O Esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. THOMPSON, Edward Palmer. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2012.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.15.3_1