Referências: |
MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. História da ciência, objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação 11 (2): 305-317, 2005.
PRESTES, Maria Elice B. O whiggismo proposto por Herbert Butterfield. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 4, p. 2-4, 2010.
MARTINS, Roberto de A. Que tipo de história da ciência esperamos ter nas próximas décadas? Episteme, n. 10, p. 39-56, 2000.
NOBRE, Sérgio. Leitura crítica da história: reflexões sobre a história da matemática. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 531-543, 2004.
MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
GAGLIARDI, R.; GIORDAN, A. La historia de las ciencias: uma herramienta para la ensenanza. Historia de las ciencias y ensenanza, v. 4, n. 3, p. 253-258, 1986.
MARTINS, R. de A. Introdução. A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. xxi-xxiv.
PRESTES, Maria Elice B. ; CALDEIRA, Ana Maria de A. . Introdução: A importância da história da ciência na educação científica. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 1-16, 2009.
Busca na legislação oficial para o ensino.
PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadros. Evolução dos Conceitos da Física. Sobre a História e o Ensino da Física. Pp. 11-19.
Busca em periódicos.
Forato, Thaís C. M.; Pietrocola, Maurício; Martins, Roberto de A. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 27-59, 2011.
Forato, Thaís C. M.; Pietrocola, Maurício; Martins, Roberto de A. Enfrentando obstáculos na transposição didática da história da ciência para a sala de aula. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P., FERREIRA, J. M. H. (org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012.
MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n.1, p.112-131, Abr. 2007.
Busca em sites de Mestrados Profissionalizantes
Referências adicionais
ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é História da Ciência. São Paulo: Brasiliense, 1995.
Apostilas da disciplina de HFC do EAD: aulas 1, 2 (O que é História da Ciência? História e Filosofia da Ciência no Ensino).
CHALMERS, A. F. O que é Ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
FERNANDES, Taysy ; PRESTES, Maria Elice B. . Pseudo-história e ensino de ciências: o caso Robert Hooke. Revista da Biologia, v. 9, p. 35-42, 2012.
FORATO, Thaís C. M. ; MOURA, Breno A. ; PRESTES, Maria Elice B. . Bibliografia sobre a utilização da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Biologia. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 2, p. 4-11, 2008.
GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALIS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
SILVEIRA, Fernando Lang da Silveira; PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadros. Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 23, n. 1, p. 26-52, 2006. |