Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECM006
Nome: HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Nesta disciplina, estudaremos, a partir da integração entre as histórias da Física, da Química e da Matemática, a produção e transmissão dos saberes das ciências naturais e sua relação com os discursos das demais áreas do conhecimento. Nossa abordagem terá como ponto de partida a problematização das teorias científicas atuais e/ou as dificuldades encontradas pelos professores em sua prática pedagógica.
Referências: • MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. História da ciência, objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação 11 (2): 305-317, 2005. PRESTES, Maria Elice B. O whiggismo proposto por Herbert Butterfield. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 4, p. 2-4, 2010. • MARTINS, Roberto de A. Que tipo de história da ciência esperamos ter nas próximas décadas? Episteme, n. 10, p. 39-56, 2000. • NOBRE, Sérgio. Leitura crítica da história: reflexões sobre a história da matemática. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 531-543, 2004. • MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. GAGLIARDI, R.; GIORDAN, A. La historia de las ciencias: uma herramienta para la ensenanza. Historia de las ciencias y ensenanza, v. 4, n. 3, p. 253-258, 1986. • MARTINS, R. de A. Introdução. A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. xxi-xxiv. • PRESTES, Maria Elice B. ; CALDEIRA, Ana Maria de A. . Introdução: A importância da história da ciência na educação científica. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 1-16, 2009. Busca na legislação oficial para o ensino. • PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadros. Evolução dos Conceitos da Física. Sobre a História e o Ensino da Física. Pp. 11-19. Busca em periódicos. • Forato, Thaís C. M.; Pietrocola, Maurício; Martins, Roberto de A. Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 27-59, 2011. • Forato, Thaís C. M.; Pietrocola, Maurício; Martins, Roberto de A. Enfrentando obstáculos na transposição didática da história da ciência para a sala de aula. In: PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P., FERREIRA, J. M. H. (org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. • MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n.1, p.112-131, Abr. 2007. • Busca em sites de Mestrados Profissionalizantes Referências adicionais ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é História da Ciência. São Paulo: Brasiliense, 1995. Apostilas da disciplina de HFC do EAD: aulas 1, 2 (O que é História da Ciência? História e Filosofia da Ciência no Ensino). CHALMERS, A. F. O que é Ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. FERNANDES, Taysy ; PRESTES, Maria Elice B. . Pseudo-história e ensino de ciências: o caso Robert Hooke. Revista da Biologia, v. 9, p. 35-42, 2012. FORATO, Thaís C. M. ; MOURA, Breno A. ; PRESTES, Maria Elice B. . Bibliografia sobre a utilização da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Biologia. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 2, p. 4-11, 2008. GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALIS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. SILVEIRA, Fernando Lang da Silveira; PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadros. Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 23, n. 1, p. 26-52, 2006.

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