Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECM002
Nome: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Objetivos: a) Instrumentalizar os pós-graduandos com conhecimentos de determinados referenciais teóricos presente na literatura da área, utilizados majoritariamente para o desenvolvimento e/ou avaliação de materiais instrucionais; b) Fomentar o desenvolvimento de atividades didáticas e materiais instrucionais com base nas perspectivas teóricas estudadas; c) Promover a análise de materiais instrucionais já desenvolvidos, especialmente daqueles oriundos de teses e dissertações do PPGECNM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), à luz dos referenciais teóricos estudados. Conteúdo: • Perspectivas e abordagens para análise de materiais instrucionais; • O Plano Nacional do Livro Didático: diretrizes e normas; • A noção de problematização no ensino de ciências; • Os três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento; • A Teoria Antropológica do Didático (TAD): características e aplicações; • Aspecto estrutural da TAD: praxeologia; • A noção de Verossimilhança Praxeológica (VP); • Aspecto funcional da TAD: os momentos didáticos; • Mapas conceituais: características e desenvolvimento; • Emprego de mapas conceituais para a análise de materiais instrucionais.
Referências: Bibliografia: AKAHOSHI, Luciane Hiromi. Uma análise de materiais instrucionais com enfoque CTSA produzidos por professores num curso de formação continuada. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-23042013-113843/>. Acesso em: 2016-03-04. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 2, n. 2, Feb. 1998. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008. BOSCH, M., et al., CRM Documents - Un panorama de la TAD / An overview of ATD. 1ed. Barcelona: CRM Centre de Recerca Matemática 10, p. 203-216, 2011. BRASIL., Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Brasília: MEC/CNE, 1998. __________., PCN Ensino médio. 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