Referências: |
SEVERINO, Antônio Joaquim - Filosofia. São Paulo: Cortez, Col. Magistério, 1992
CHALMERS, Alan F. - O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993
CHALMERS, Alan - A fabricação da Ciência. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1994
BORGES, Maria Regina Rabello - Em debate: cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: SE/SECIRS, 1976.
Textos diversos da Coleção Os Pensadores - Abril e Nova Cultural
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e Martins, Maria Helena Pires - Filosofando, Introdução à Filosofia. Editora Moderna, 1998.
Volume 13, n 3 , Caderno Catarinense de Ensino de Física , 1996, dedicado às teorias de Khun, Popper, Lakatos, Feyerabend e Bachelard e suas implicações para o ensino de ciências
Bibliografia Complementar:
BACHELARD, G. Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1977
FEYERABAND, P. - Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985
KUHN, T. - A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.
LAKATOS, I. (org.) - A crítica e o desenvolvimento do conhecimento São Paulo: Cultrix, 1979
POPPER, K. R. - A lógica da pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1975.
PORTOCARRERO, V. (Org.) - Filosofia, História e Sociologia das Ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de janeiro: Fiocruz, 1994. |