Ementa/Descrição: |
A disciplina apresenta a estrutura organizacional do sistema sensório-motor, o fenômeno de sinalização neural. Descreve os diferentes modos de aquisição de estímulos do ambiente através dos sistemas quimiorreceptivos, mecanorreceptivos, termorreceptivos, nocirrecepticos, fotorreceptivos, eletrorreceptivos e magnetorreceptivos. O curso integra a aquisição de estímulos externos à ação motora e a capacidade de adaptação (plasticidade). Objetivamos associar o uso diário e funcional do sistema sensório-motor e sua adaptação ao ambiente, levando em consideração aspectos recentes da pesquisa nesta área. |
Referências: |
Lent, Robert. Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de neurociências. 2a Ed. Editora Atheneu, 2002.
Kandel, E. et al. Princípios de neurociências. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
Bear, Mark F., Connors, Barry W.,Paradiso, Michael A. Neurociencias: Desvendando o Sistema Nervoso. 3ª Ed. Editora ArtMed, 2002.
Lebedev MA, Nicolelis MA. Brain-Machine Interfaces: From Basic Science to Neuroprostheses and Neurorehabilitation.Physiol Rev. 2017 Apr;97(2):767-837. doi: 10.1152/physrev.00027.2016
Naito E, Morita T, Amemiya K. Body representations in the human brain revealed by kinesthetic illusions and their essential contributions to motor control and corporeal awareness. Neurosci Res. 2016 Mar;104:16-30. doi: 10.1016/j.neures.2015.10.013. Epub 2015 Nov 10.
Utilização de artigos científicos atualizados e relacionados aos conteúdos do componente curricular. |