Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 10 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (12.90)
Curso: DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/PPGECM - NATAL
Código: DECM0015
Nome: TÓPICOS DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Leituras e discussões de textos de Filosofia da Ciência. Contribuições da História da Ciência para uma análise filosófica do conhecimento científico. Epistemologia e a pesquisa em ensino de ciências. Contribuições da Filosofia da Ciência para o ensino de ciências. Filosofia e História da Ciência como conteúdo e como estratégia didática no ensino-aprendizagem das ciências. A Ciência como parte da cultura.
Referências: BACHELARD, Gaston. O Novo Espírito Científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2. ed., 1985. -----. A Filosofia do Não. Lisboa: Editorial Presença, 5. ed., 1991. -----. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BRAGA, Marco; GUERRA, Andréia; REIS, José Cláudio. Breve história da ciência moderna (3 volumes). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2. ed., 2004. FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: UNESP, 2007. KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento filosófico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 9. ed., 2005. GIL PÉREZ, D. Contribuición de la Historia y de la Filosofía de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza / aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, 11(2), 197-212, 1993. MATTHEWS, M. R. Vino viejo en botellas nuevas: un problema con la epistemología constructivista. Enseñanza de las Ciencias, 12(1), 79-88, 1994. MELLADO, V.; CARRACEDO, D. Contribuiciones de la Filosofía de la Ciencia a la Didáctica de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, 11(3), 331-339, 1993. PEDDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: Pietrocola, M. (org) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2001. PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.M.H. (Orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EdUFRN, 2012, 372p. RONAN, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. (4 volumes). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. ROSA, L. P. Tecnociências e Humanidades. São Paulo: Paz e Terra, v.1, 2005. SANTOS, Maria Eduarda. Mudança Conceptual na Sala de Aula – Um Desafio Pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte, 1991. SILVA, Cibelle Celestino (org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências - subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. ZANETIC, J. Física também é Cultura (Tese de Doutoramento). São Paulo: FEUSP, 1989.

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