Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (12.90)
Código: DECM0012
Nome: EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Finalidades e objetivos da Educação científica no ensino básico, enquanto uma via de promoção de alfabetização científica numa perspectiva de educação para desenvolvimento sustentável (em contextos nacionais e internacionais). Concepções sobre a natureza do conhecimento científico, suas relações com a tecnologia, sociedade e ambiente nas suas implicações para o ensino básico. Educação para desenvolvimento sustentável (EDS) e a sua vinculação a metas de paz, direitos humanos, justiça e equilíbrios ecológicos. A Carta da Terra e a sua importância educativa. Dimensões estratégicas da EDS e suas relações com os pilares em que se sustentam as concepções atuais de desenvolvimento sustentável.
Referências: Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, Ministério da Educação. Cachapuz, A., Sá-Chaves, I. & Paixão, F. (2004). Em CNE (Conselho Nacional de Educação) (Org.). Saberes Básicos de todos os cidadãos no séc. XXI. (Actas de um Seminário realizado em 11 de março de 2004). Lisboa: Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação. Hodson, D. (2010). Science Education as a Call to Action. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 10(3), 197–206 Sperling, E., Bencze, J. L. (2010). “More Than Particle Theory”: Citizenship Through School Science. Canadian Journal of Science, Mathematicsand Technology Education, 10(3), 255–266. ECI (Earth Charter International) 2007. Good Practices in Education for Sustainable Development Using the Earth Charter. UNESCO, Paris and ECI, San Jose, Costa Rica.http://www.earthcharterinaction.org/invent/images/uploads/Good%20Practices.pdf . Acesso:12/09/2011. UNESCO (2005). Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Representação no Brasil. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139937por.pdf . Acesso: 15/09/2011.

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