Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (12.90)
Código: DECM0011
Nome: TENDÊNCIAS ATUAIS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE BIOLOGIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Levantamento das pesquisas em ensino de Biologia no contexto da educação. Averiguação do status das pesquisas em ensino de Biologia em comparação com outras áreas das Ciências. Investigação acerca das pesquisas em ensino de Biologia para visualização das principais tendências e dinâmica, a partir da produção nacional em artigos, dissertações e teses. Apreciação dos enfoques nas pesquisas em ensino de biologia no contexto mundial. Identificação de tópicos e perspectivas
Referências: ATAS DOS ENCONTROS DE PESQUISA em Ensino. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 LDA/ALMEDINA BRASIL, 2011. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 21 p. 145-175, 2004. HAYASHI, M.C.P.I. et al. História da Educação Brasileira: a produção científica na biblioteca eletrônica Scielo. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 29, n. 102, p. 181-211, 2008. KRASILCHIK, M. Formação de professores e ensino de ciências: tendências nos anos 90. In: L.C. Menezes (org.). Formação Continuada de Professores de Ciências, p. 135-140. Autores Associados, NUPES, 1996. MALDANER, O. A.; ZANON, L. B.; AUTH, M. A. Pesquisa sobre educação e ciências e formação de professores. In: SANTOS, F. M.T. dos; GRECCA, I. (Orgs). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. MORTIMER, E.F. Uma agenda para a pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, n. 2, p.25-35, 2002. NARDI, R. A área de ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. Tese [Livre Docência]. Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005, 169p. TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID-NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, 273-297, 2012.

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