Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CERES - DEPTO CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS (18.12) |
Curso: |
MATEMÁTICA/CERES - CAICÓ - LICENCIATURA |
Código: |
LMC0023 |
Nome: |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Carga Horária Teórica: |
90 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
90 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( CEA0400 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Primeiros sistemas de numeração e a gênese da geometria: Babilônia e Egito. As origens da matemática grega; as primeiras escolas; os problemas clássicos; a escola pitagórica: conceitos básicos da teoria dos números. Os Elementos de Euclides: a geometria axiomática, a teoria das proporções de Eudoxo e os incomensuráveis; geometria do espaço. Apolônio e as seções cônicas; o período alexandrino; áreas e volumes: Arquimedes e Heron. Matemática na Índia e nos países muçulmanos. Características gerais da Matemática medieval. O Renascimento; equações de terceiro e quarto graus; a álgebra de Bombelli e a necessidade da introdução dos números complexos; polinômios: Stevin, Viéte e Descartes; outros desenvolvimentos na teoria dos números complexos: representação geométrica; o trabalho de Gauss e Hamilton. Outras realizações no Renascimento: logaritmos e geometria analítica. Cálculo e conceitos relacionados. A origem da probabilidade. Oficinas com possíveis aplicações nos níveis fundamental e médio de ensino. |
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