Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECM0206
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Refletir sobre as relações existentes entre o ensino e a aprendizagem de matemática e os ambientes computacionais. Desenvolver competências relativas à seleção, elaboração e análise de sequências de ensino integrando ambientes computacionais. Teorias: teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Abordagem Instrumental de Rabardel. Registros de Representação Semiótica de Duval. Metodologias: pesquisa-ação, Engenharia Didática e, Dising Experiment .
Referências: Artigue M., Ingeniería Didáctica. (1995).In: ARTIGUE M., DOUADY R., MORENO L.. Ingeniería Didáctica en Educación Matemática: un esquema para la investigación y la innovación en la enseñaza y el aprendizaje de las Matemáticas. Grupo editorial Iberoamérica, Bogotá. Bairral, M. A. (2009). Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. Rio de Janeiro: Edur. Série InovaComTic (Vol. 1). Borba, M. C. , Penteado, M. G. (1997) Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica. Brousseau, G.. (1996) Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática.In: BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, p. 53-111. Duval, R.. (1995).Semiosis et pensée humaine. Bern, Peter Lang; Duval, R.. (2002). Franco, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Universidade Católica de Santos. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set/dez. Salazar, J. V. F.. (2007). Explorando Objetos Espaciais no Ambiente Cabri 3D. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte. IX ENEM. Laborde, C.. (2001). Integration of Technology in the Design of Geometry Tasks with Cabri-Geometry. International Journal of Computers for Mathematical Learning . vol. 6. p. 283-317. Parzysz, B.. (1988). Knowing vs. Seeing: Problems of the plane representation of space geometry figures. Educational Studies in Mathematics, n.19, p. 79-92. Rabardel, P.. (1995a). Les hommes et les technologies: approche cognitive des instruments contemporains. Paris. Armand Colin. Rabardel, P.. (1995b). Qu’est-ce qu’un instrument? Appropriation, conceptualisation, mises en situation. In: Outils pour le calcul et le traçage de courbes. CNDP–DIE. Disponível em: <http://www.cndp.fr/archivage/valid/13420-1126-1194.pdf>. Salazar, J.V.F. (2009). Gênese Instrumental na interação com Cabri 3D: um estudo de Transformações Geométricas no Espaço. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. VALENTE, José Amando. Análise dos diferentes tipos de software usados na Educação. Disponível no site: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003150.pdf, p. 71-84.

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