Referências: |
ALVES, Davis Oliveira; REIS, Frederico da Silva. Ensino de funções, limites e continuidade em ambientes educacionais informatizados: uma proposta para cursos de introdução ao cálculo. In: Encontro Nacional de Educação de Matemática, 10., 2010. Salvador. Anais..., 2010. CD-ROOM.
AMORIM, Frank Victor; SOUSA, Giselle Costa de. O software geogebra: uma alternativa para o cálculo diferencial e integral. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 5., 2010. Recife. Anais..., 2010. CD-ROOM.
______. Reflexões sobre o uso das TIC como alternativa para o ensino de Cálculo. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 5., 2010. Recife. Anais..., 2010. CD-ROOM.
ÁVILA, Geraldo. Análise Matemática para Licenciatura. 3. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2006.
______. O Ensino do Cálculo e da Análise. Matemática Universitária. N33. dez2002. pp.83-95.
______. Limites e derivadas no ensino médio? Revista do Professor de Matemática. 2006, nº60.
BARDI, Jason Socrates. A guerra do Cálculo. Tradução: Aluizio Pestana da Costa. Rio de Janeiro: Record, 2008.
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Edgar Blucher, 1974.
______. Tópicos de História da Matemática para o uso em sala de aula: Cálculo. V. 6. São Paulo: Atual editora, 1992.
CONTADOR, Paulo Roberto Martins. Matemática: uma breve história. V. 2. 2. ed. São Paulo: Editora livraria da Física, 2006.
DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e comunicação.In: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ESCHER, Marco Antonio; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. O Cálculo e as Tecnologias: perspectivas históricas e de ensino e aprendizagem. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 5., 2010. Recife. Anais..., 2010. CD-ROOM.
SANTANA, Marilaine de Fraga; TEDESCO, Priscila. Discussão das Noções de Limite e Infinito. Educação matemática em revista, nº17,ano11.
SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos; MENEZES, Josinalva Estácio; BRITO, Josivaldo de Souza; MIALARET JÚNIOR, Marco Aurélio Tomaz. Os obstáculos no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da UFRPE: A disciplina de Cálculo I. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007. Belo Horizonte. Anais..., Belo Horizonte: UFMG, 2007. CD-ROOM.
SILVA, Ivo Pereira da. As contribuições dos matemáticos dos séculos XVIII, XIX, e XX à disciplina análise matemática. In: Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 5., 2010. Recife. Anais..., 2010. CD-ROOM.
SILVA, Maria Deusa Ferreira da. Problemas e modelos que contribuíram com o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral: dos gregos a Newton. 2010.237f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
|